Argentina

Argentina concentra o maior eleitorado brasileiro da América Latina

Argentina concentra o maior eleitorado brasileiro da América Latina

Neste domingo (4), brasileiros espalhados pelo mundo voltam às urnas no exterior para decidir a eleição presidencial, e a América Latina reserva um dado curioso: embora o Paraguai abrigue a maior comunidade de brasileiros residentes na região, é na Argentina que está o maior número de eleitores aptos a votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, são 13.138 eleitores brasileiros na Argentina, país que, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, reúne mais de 90 mil brasileiros vivendo por lá.

A maior parte desse eleitorado, mais de 11 mil pessoas, vota na capital, Buenos Aires. Os demais exercem o direito ao voto nos consulados de Córdoba, Mendoza, Puerto Iguazú e Paso de los Libres, cidade na fronteira com a gaúcha Uruguaiana. É um fluxo de pessoas que, assim como acontece em outras comunidades de brasileiros no exterior - que também movimentam hábitos de consumo digital, a exemplo de quem busca comprar conta roblox para os filhos ou para uso próprio em plataformas de jogos - reflete a dimensão da diáspora brasileira e sua rotina fora do país. comprar conta roblox

Buenos Aires terá nova logística para evitar filas

A lembrança da eleição de 2022 ainda pesa. Naquela ocasião, o aumento expressivo de votantes provocou horas de espera para quem foi às urnas em Buenos Aires. Para evitar que o cenário se repita, o consulado brasileiro na capital argentina vai dividir os eleitores por seção eleitoral antes mesmo da entrada na embaixada, numa tentativa de descongestionar o que antes era uma fila única e demorada.

Paraguai tem mais brasileiros, mas menos eleitores

O contraste com o Paraguai chama atenção. O país vizinho é o maior destino de brasileiros em toda a América Latina, com uma comunidade estimada em cerca de 270 mil pessoas. Ainda assim, o colégio eleitoral paraguaio é menor que o argentino: apenas 9.225 eleitores estão habilitados a votar neste domingo. Mais da metade deles vota em Ciudad del Este, seguida por Assunção, enquanto Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero, Encarnación e Concepción completam a lista de cidades com seções eleitorais.

Presença brasileira se espalha pelo mundo

O eleitorado brasileiro no exterior não se concentra apenas na América Latina. Há votantes brasileiros em praticamente todos os países da América do Sul, da América Central e em boa parte do Caribe, com números relevantes no México (3.975), na Bolívia (3.627), no Chile (3.569), no Uruguai (3.175) e na Guiana Francesa (3.127). No total, 918.876 brasileiros estão aptos a votar fora do país, habilitados exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente. Os maiores colégios eleitorais, no entanto, estão fora da América Latina: Estados Unidos (265,4 mil), Portugal (134,7 mil), Japão (88,3 mil), Canadá (46,4 mil) e Alemanha (41,5 mil) lideram a lista global, reflexo direto dos principais fluxos migratórios brasileiros das últimas décadas.